terça-feira, 22 de novembro de 2011

a aventura da emigração

tal como já mencionei, gostava mesmo de ir para os estados unidos, mas agora sei que é algo bem difícil, por causa da porcarias dos vistos (nesse aspecto, viva a união europeia). os americanos como exemplo de quem não bate bem da tola, inventaram algo denominado por "green card lottery", e é isso mesmo que vocês estão a pensar: todos os anos existe uma lotaria de vistos, para milhares de imigrantes ou quem deseja seguir o sonho americano.

numa tentativa de obter informações mais detalhadas, sobre este acontecimento anual, andei a pesquisar na internet, até que decidi inscrever-me. a meio da inscrição, mencionam o facto de ser um serviço pago, e aí vi que aquele site não era oficial, uma vez que tinha quase a certeza, que a lotaria era gratuita. não prossegui com a inscrição, e achei por bem ir dormir, que isto de emigrar, estava se a tornar numa pequenina obsessão. já eram 2 da manhã e havia trabalho à minha espera umas horas mais tarde.

no dia seguinte,estou eu descansada na minha secretária, quando recebo uma chamada. ligavam dos states e queriam informar-me que, após responder qual a minha nacionalidade e habilitações literárias, eu era a candidata perfeita para a lotaria...oi? isto é assim? a quem estão a tentar enganar?

a certa altura, assim como quem não quer a coisa, dizem que tenho de pagar   3000 doláres, em troca dos seus serviços. pois, pois, não queriam mai nada! acham que só porque oriunda de um país, que eles nem sabiam que existia, sou burrinha. tive meia hora para conseguir despachá-los e só não desliguei na cara, porque até me deu para rir, tal era a fantochada.

mas depois fiquei a pensar nas milhares de pessoas, que devem cair neste tipo de esquema e decidi ligar para a embaixada, de forma a denunciar o dito site. pois segue então a bela resposta: "não nos pronunciamos sobre esse tipo de sites".

ora bem, lava-se as mãos e deixa-se estar quieto. muito bonito.

para vocês que podem cair nisso o dito site é o seguinte: http://www.usafis.org/
para quem está mesmo interessado, a candidatura é composta por nome, nacionalidade e contacto telefónico. não se paga nem um eurito e é feito no site oficial dos eua. good luck!


4 comentários:

Lady Me disse...

Infelizmente há muita gente a cair nestes esquemas e é graças a esse desinteresse de quem pode fazer alguma coisa e não faz que isto está assim!

cê-agá disse...

"verdade, verdadeira"

Dylan disse...

Também já pensei em emigrar. Agora, mais do que nunca, com esta situação no país, é um conceito a rever.
Penso que para os países nórdicos não é precisa tanta burocracia. Um mercado emergente de trabalho é o da América do Sul. E a Austrália - um desafio longínquo mas atractivo.

cê-agá disse...

países nórdicos não exigem tanta burocracia, até porque fazem parte da u.e. mas não me atraem. austrália adorava, mas também é complicada a situação dos vistos. a américa do sul neste momento é excelente a vários níveis, mas começam a levantar grandes dificuldades face à grande procura actual. o brasil será mesmo o meu destino.