segunda-feira, 7 de novembro de 2011

questões do fim de semana

há dias, falava eu com a cê-á (muito mais giro que referir me a ela como c.), sobre uma amizade com um rapaz, a quem ela não consegue dizer não. perguntei-lhe quando é que ela se iria declarar, e fazendo-se de "falsamente chocada" com tal insinuação da minha parte, lá assumiu que ele tem um efeito pouco normal sobre ela, e que até poderá se sentir atraída e isso vale o que vale, mas que não implicava que estivesse apaixonada. no final da conversa, ficou a pergunta "ch achas mesmo possível haver uma amizade, forte entre duas pessoas do sexo oposto, sem que a certa altura, não haja alguma tensão sexual ou pensamentos menos próprios sobre amigos?".
a minha resposta imediata foi "claro que é!" e tivemos de interromper a conversa. fiquei a matutar no assunto, e reparei em certos factos que talvez, vão contra essa minha resposta.

o cagão com quem andei milhares de anos, antes de namorarmos, andava comigo para todo o lado. estivesse eu com o meu namoradito da altura, ou não, estivesse eu a fazer a coisa mais divertida do mundo ou a mais secante, como passar horas à espera para ser atendida nos nossos serviços públicos 'maravilhosos e eficientes'. o meu dia-a-dia era todo ele, partilhado com o menino e deu no que deu: oito anos de montanha russa.

o meu melhor amigo, ocupa actualmente esse posto, depois de termos saido de forma... errrr... romântica, até nos apercebermos que nos iriamos envolver pelos motivos errados (eu queria muito esquecer o cagão, e ele passava por uma fase menos positiva) e hoje é uma pessoa com quem me sinto sempre à vontade, mesmo que passe meses sem o ver. não vou negar, tenho sempre ciuminho quando sei das suas novas namoradas, apesar de ser algo saudável. simplesmente me "aborrece" a possibilidade de ter de partilhar o meu tempo de antena com outra pessoa, ou até mesmo ter filmes de 'gaja', em que proibem os namorados de jantarem ou conviverem a sós com as suas amigas, só porque não gostam ou se sentem ameaçadas.

outro exemplo, é um rapaz com quem passei 90% do meu verão passado, e que a certa altura, mostrou-se disponível para aprofundar a nossa recente mas grande amizade, mas eu não estava para aí virada. agora ele tem namorada, porreira até, mas lá acabei por deixar de ter tempo de antena...enfim!

com isto, quero dizer que estava errada. também não acredito que possa haver amizades fortes entre duas pessoas de sexos opostos, sem que a certa altura, nos passe algo mais pela cabeça, de uma só parte ou até mesmo de ambas. o que é natural, tendo em conta, que estamos a falar de pessoas com quem 'encaixamos'. isto não implica que realmente acabemos por nos envolver, mas que o bichinho anda pelas nossas cabeças, lá isso anda.

p.s.: é de salientar que o melhor amigo, só arranja namoradas que moram no estrangeiro, o que é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! assim há tempo para as duas e não há confusões para ninguém!

12 comentários:

André disse...

Gostei, gostei de assim que acaba o primeiro paragrafo tu arrancares com - o cagão com quem andei...

É complicado senão impossível manter uma relação de amizade sem de um lado pelo menos haver o interesse físico pela outra pessoa num qualquer momento da relação

Mais do que uma vez só percebi que era a situação quando a pessoa se evaporou assim que arranjou namorado - se me visse somente como amigo não teria problema de continuar a amizade, mas não era esse o interesse dela.

Parece-me positivo teres amizade com quem te relacionas mas...

Acabas por complicar as amizades todas

cê-agá disse...

eu sou assim, ripanarrapaqueca (ou coisa assim).

acho que não percebi as tuas frases finais. falas em ter uma amizade com quem tiveste uma relação? isso é díficil, mas falo em ter uma amizade com alguem, sem sequer te passar pela cabeça teres algo mais com essa pessoa. impossível.

Bid disse...

É possível é! Já tive melhores amigas e sem qualquer interesse físico (apesar de serem bem giras e de acharem que andava atrás)! Amizade é amor mas sem o lado do sexual, e isso é possível tal como o temos por irmãs, primas, tias, etc.
O que falas é por ambos sentirem necessidades.. isso até se fosse alguém de quem não gostavas minimamente irias passar a achar piada!

cê-agá disse...

mas quem te diz que não passou pela cabeça delas? tu até mencionas que elas achavam que tu estavas atrás. vês? passa sempre alguma coisa nas nossas cabecinhas. nunca te passou nada? mesmo nada??? seja sexual, físico ou afins?

Bid disse...

Não eram elas, mas sim as pessoas de fora. Nem a mim nem a elas. E os afastamentos são sempre coisas naturais, quer seja por arranjarem namorados, por nos darmos melhor com outras pessoas, por mudarmos de terra, etc

cê-agá disse...

os afastamentos são obviamente naturais, nem ponho isso em causa. mas pronto, eu não sou exemplo do teu ponto de vista e nunca me tinha apercebido. mas nunca te passou nada? nadinha? nadinha mesmo? nem por um segundo? :p

Bid disse...

Nada, nadinha mesmo, nem por um segundo! É como se fossem amigos rapazes, só que raparigas! É assim tão estranho?

cê-agá disse...

inicialmente para mim, não seria. como disse, passou a ser estranho depois de reflectir e chegar a estas conclusões pelas minhas situações e depois de falar com amigos que também são desta opinião. és o primeiro que não concorda, mas também só me estou a referir a graus de companherismo muito grandes.

Lady Me disse...

Oh cê-agá. Nunca recebo as tuas actualizações :\ Ainda não fiz o selo, mas vou fazer!


Sim, concordo plenamente com o teu ponto de vista! Eu também não acredito muito em que possa haver uma amizade entre pessoas de sexos opostos sem passar, em alguma momento, pela cabeça de algum ou dos dois que aquilo podia ser algo mais. Foi o que acontecem com os meus amigos. O que vale eles mal se conhecem, senão ia ser ainda mais lindo. Mas acabei por me afastar porque qualquer coisa parecia ser uma ponta de esperança para eles. Enfim! Fico triste mas é a vida!

cê-agá disse...

agora é deixar que passe...depois voltará tudo ao normal :)

pena que não recebas as minhas actualizações:/

La Burguesinha disse...

Eu deixei de acreditar em amizades muito fortes entre pessoas do sexo oposto simplesmente porque sempre me dei bem com rapazes (em alguns dos casos bem melhor com rapazes do que com raparigas) e até ao momento já perdi 3 grandes amigos do sexo masculino porque eles viram algo mais do que amizade. E passava imenso tempo com eles, estudei até com 2 deles, andavamos juntos para todo o lado mas não consegui corresponder a algo mais que não fosse só a amizade. A verdade é que num caso ou outro, tentei que ficassemos amigos mas eles acabaram por me magoar de qualquer forma. Se calhar, não eram assim tão bons amigos né? Estas coisas dão um nó na minha cabeça!

cê-agá disse...

demasiado complicado, mas faz parte:)