quarta-feira, 11 de maio de 2011

japonadas #1

pois é! mais um post sobre sushi, para se juntar aos milhares já existentes na blogosfera.
adoro comer e os quilos a mais comprovam isso.
há uns anos atrás fui ao brasil, onde tive a oportunidade de experimentar sushi. odiei.achei aquilo horrivel.
no entanto, a minha melhor amiga, era completamente louca por este tipo de cozinha e como tal, senti-me obrigada a dar uma segunda oportunidade. já não achei assim tão mau. comecei por ir aos buffets baratuxos e a paixão foi crescendo.
hoje sou incapaz de gastar 1€ nesses chineses que, se aproveitam do facto de não conseguirmos distingui-los dos japoneses, para mudarem os seus restaurantes e as suas especialidades.
posso dizer que sei apreciar um belo prato de sushi, sashimi, temakis, entre outras iguarias orientais.
como tal, não posso deixar de escrever sobre o assunto e irei fazer posts sobre as "japonadas" que eu e o meu cupincha jota-ó temos vindo a experimentar.
irei dar sempre uma pontuação entre 0 e 10 (dificilmente darei a pontuação máxima. essa ficará para quando formos a tóquio) e falarei de preços, com bebida incluída.

em homenagem ao meu companheiro destas andanças, vou começar pelo seu favorito: o aya!
posso afirmar que foi a minha primeira experiência orgásmica japonesa.
o peixe não podia ser mais fresco e tem o melhor salmão que já comi até hoje.
o jota-ó gosta muito de um prato com enguias, penso que fritas em molho soja. não é mau, mas com um sashimi daqueles não consigo olhar para outra coisa.
a sopa miso é óptima e não há toque final como uma bola de gelado de chá verde para dois.
não é para qualquer bolso, mas uma vez por outra, vale a pena.



preço por pessoa: 35€-50€
pontuação: 9

conselho para quem não gosta de sushi: arrisquem numa segunda oportunidade, ou numa terceira.

3 comentários:

Jota-ó disse...

belo rest sem duvida

merece o meu 10 por me ter ensinado o que era bom japones, por me acompanhar desde à muitos anos, pelo bom serviço que tem e por me continuar a surpreender com novos pratos (mm que por vezes o sushi e o salmao por vezes sejam melhores)

cê-agá disse...

lol jota-ó estou a falar de tóquio!dares nota 10 a um japonês em portugal, é o mesmo que pontuares com a nota máxima o bitoque da casa lisboa em londres :p

Ska disse...

O meu preferido no Porto eh o Gosho.

E a melhor francesinha que jah comi foi em minha casa. Feita por mim. em Londres ;)