terça-feira, 1 de março de 2011

regresso às aulas

ontem foi o primeiro dia do último semestre da minha licenciatura (como sabe bem dizer isto), já só falta pouco mais de 6 meses para ser finalmente doutora e, sem querer parecer presunçosa, sonho com isto há algum tempo.
estive inicialmente num curso, onde fiquei durante anos simplesmente porque teria emprego garantido e dei por mim à deriva, sem querer enfrentar a realidade: aquilo não era para mim.
optei finalmente por dar um desgosto aos meus pais e desisti do curso, sabendo sempre que um dia voltaria, mas para terminar algo que me desse prazer, que pudesse fazer parte de um futuro risonho, e voltei!
a muito custo, estou a conseguir. estou no último ano de marketing, publicidade e relações públicas e embora as aulas tenham ficado aquém das expectativas, aprendi também, que não é estudar que me vai dar maior prazer, mas sim pôr as mãos na massa, usar a ferramenta que é o diploma e finalmente fazer algo que gosto e que me faz sentir completa. aí sim vou aprender e não podia estar mais ansiosa. com a desistência veio a perda de certas regalias, inerentes ao estudar a full time, e como tal sou trabalhadora estudante. não vou dizer que é fácil, mas também não mereço uma medalha por isso. claro que sabia bem, sair do trabalho e ir para casa, pôr o rabo no sofá, mas confesso que tentei sempre equilibrar um pouco as coisas. não consigo pôr a minha vida pessoal tão de parte, como a maioria das pessoas e não me arrependo de não o ter feito. são prioridades.
quando desisti do primeiro curso, desisti de ter uma grande média, porque para mim, não são números que me definem. muitos diriam que sou irresponsável ou pouco ambiosa, mas se fosse teria me contentado em licenciar-me numa área que não me enche as medidas, ou simplesmente desistido.
a verdade é que serei doutora, e lutei por isso, ninguém poderá dizer o contrário. fui corajosa o suficiente para largar uma vida, que seria mais fácil e que não me preencheria, por outra com objectivos mais complicados de serem atingidos, mas que dará muito mais prazer.
tal como fiz questão de me divertir o máximo possível, comprometendo a minha média (12 não é assim tão mau), tomei a decisão, que tomei no passado, em prole de algo importante para mim e que me levou a tirar o curso que tem tudo a ver comigo: o prazer.

como eu adoro viver. falta só mais um bocadinho para começar uma nova vida, uma nova luta.

2 comentários:

A-Zee disse...

isto poderá soar extremamente a cliché mas "Gosto"! é apropriado, soa-me a pouco sabendo que me identifico com grande parte das tuas palavras...de qualquer das formas, é bom ver alguém feliz com as suas próprias escolhas, espero um dia poder acompanhar-te nesse sentimento de auto-preenchimento, luto (ás vezes com menos intensidade do que deveria) para isso! Não te desejo nada mais do que uma vida de prazer, a fazeres exactamente o que é preciso...o que te apetece...

cê-agá disse...

sempre querido...eu espero que alcances tudo o que desejas também..seja o que for, de que forma for.